27 de maio de 2010

SUA EQUIPE ESTÁ PRONTA PARA APRENDER?



Várias são as dificuldades para as empresas gerenciar seu capital humano, isso ocorre principalmente pelo fator preponderante da globalização que é o aumento desenfreado de informações trazido pela atual conjuntura sócio-econômica.

Para uma melhor administração de suas atividades e, conseqüentemente seus resultados, os indivíduos necessitam estar preparados para trabalhar em conjunto com seus parceiros tendo como intuito atingir as metas propostas por sua instituição.

A aprendizagem em equipe foca em criar resultados que seus próprios membros desejam. Entretanto, isso só ocorrerá se a equipe tiver uma capacidade de pensar e agir com sinergia, com total coordenação e um forte sentido de unidade.

As estratégias e os incentivos comportamentais são de fundamental importância para a busca de criatividade, inteligência e conhecimento para alavancar os resultados de uma organização.

Clutterbuck, 2008 acredita que existam nove incentivos comportamentais:



A nitidez das metas gera uma noção comum de propósitos para que a equipe toda cumpra a tarefa e, por conseguinte conscientiza os integrantes a necessidade do que aprender e do por quê disso. O efeito que se observa comumente são metas compartilhadas, ou seja, uma noção comum de prioridades, porém só surtirá uma efetiva aprendizagem se todos os indivíduos formadores da equipe conseguirem de forma honesta e íntegra oferecerem feedbacks fidedignos, sendo assim, o ambiente criado pela equipe de aprendizagem terá que ser de total disponibilidade para falar abertamente.

A manutenção da equipe de aprendizagem é tão importante quanto a sua criação, um fator que auxilia muito a manter a aprendizagem é a valorização das diferenças, cada pessoa é única e carrega uma enorme carga de aprendizado, isso disponibiliza a partilha de conhecimentos, evidentemente que todos necessitam ter consciência das forças e das fraquezas de cada um. Essa equipe se tornará tão coesa e tão sinérgica que todos participantes desenvolverão um entendimento instintivo de como o outro pensa, sendo capazes de substituir uns aos outros sem problemas de adaptações baseando na confiança, capacidade e boa vontade de todos.

Quando se trabalha com pessoas que se permitem aprender e a ensinar o ambiente se torna extremamente agradável, tem-se então o alvoroço, incentivo esse, considerado poderoso para a aprendizagem e realização das tarefas, mas vale lembrar, que outro incentivador não menos poderoso que o alvoroço, a efervescência, prazer causado pelo próprio trabalho, também motiva de forma exemplar os indivíduos. Juntos estes dois incentivadores conseguem resultados promissores.

Hoje sabe-se que é necessário uma constante busca por soluções maleáveis, criativas e estimulantes, tornando um grande desafio a administração do capital intelectual da organização, na área de gestão de pessoas. Fica, portando, notório, que o indivíduo precisa aprender a desenvolver uma visão compartilhada correspondendo a um senso coletivo do que é essencial para ele e para a organização em que atua. Lembrando sempre que esse processo será uma manifestação coerente de conversação e sensatez.



José Roberto Marques - Master Coach Trainer
Diretor Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário