19 de maio de 2010

Entenda o Coaching...


O Coaching é um processo focado em liberar o potencial e maximizar a performance dos indivíduos na vida pessoal e profissional. É um treinamento que produz mudanças positivas e duradouras e auxilia o cliente a administrar seu tempo. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo.

O coach é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o treinador que assessora o cliente no processo, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.

A essência do coaching é ajudar uma pessoa a mudar da maneira que deseja, assim como ajudá-la a seguir a direção desejada. O coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. O coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

O coach precisa ser escolhido adequadamente por se tratar de um profissional que, além de ter excelente formação técnica, também precisa ter um apurado senso ético. A melhor forma de escolher seu Coach é pesquisando sua experiência, os resultados alcançados por seus clientes. Um critério extremamente relevante é checar quantas horas de bagagem o profissional tem em atendimentos como Coach. Verifique no mercado a formação e as referências do profissional com quem você deseja trabalhar.

Nos últimos anos, o coaching tem se tornado aplicável a todas as áreas, nos negócios e em todos os aspectos da vida, assim como nos esportes. Atualmente é bastante normal que alguém procure um coach para ajudá-lo a atingir suas metas na vida e no trabalho.

O coaching é caracterizado por encontros semanais, quinzenais ou mensais entre coach (profissional) e coachee (cliente) e têm duração variável em média de 1 hora até 2 horas.

Na relação com o cliente, o coach estimula a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; desafiá-lo a "sonhar acordado", a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora e estabelecer metas a serem cumpridas.

Às vezes, a visão que o cliente tem do problema é a própria fonte do problema. Por exemplo, um cliente muito "dependente" de uma determinada estratégia de negócio pode não perceber novas e melhores estratégias. O Coaching é uma relação dinâmica que permite romper antigos paradigmas e estabelecer novas fronteiras. O cliente amplia sua consciência e fortalece sua auto-estima.

Se esta é primeira vez que você lê a respeito do assunto, procure se informar melhor, entre em contato conosco e perceberá a preciosa oportunidade que tem a seu alcance.


José Roberto Marques - Master Coach Trainer

Diretor Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário